Gorro Aviador

Um gorro infantil bem quentinho e fácil, que pode ser tecido em agulhas circulares ou retas. Com a bossa do efeito dos aumentos e diminuições, que providencia que as orelhas dos pequenos fiquem bem cobertas. 
 Nesse foram usados ​​dois fios juntos dos recomendados para roupinhas de bebês e agulhas 4,5. Isso para 81 pontos divididos em sequências de 27 pontos. No caso de ajustar a quantidade de pontos, agulha e fio, é necessária a testagem e medição em amostras.

Você vai precisar de marcador para agulha circular (pode-se usar uma argolinha feita em lã fininha e de cor contrastante); agulha para costurar tricô ou de tapeçaria. 
Acessório opcional: em caso de tecer ao modo tubular, as agulhas de duas pontas, facilitam a finalização.

Monte 81 pontos. 
Faça uma carreira em ponto meia e logo após, 3 cordões de tricô. Isso equivale a 6 carreiras de tricô realizadas pelo direito e avesso simultaneamente.
Use o marcador para separar o primeiro ponto do último. E na 7ª carreira divida os pontos da seguinte forma:
*1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 11 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia, 
*MARCADOR, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia, 
*MARCADOR, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 11 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia.

*(Laçada cruzada é o famoso aumento invisível que a gente usa quando não quer deixar buraquinhos.) Mas qualquer técnica de aumento invisível cabe aqui.
 
*Se você usar agulhas retas durante toda a receita, trabalhe a sequência de pontos no direito e o avesso em ponto tricô. Adicione 1 ponto de borda para as costuras.

Após 10 sequências de aumentos e diminuições, deve-se continuar o trabalho só com as diminuições para afunilar o topo do gorro, o que resulta em 20 diminuições na altura inteira do trabalho.

Após a última carreira em ponto meia, você pode observar um acréscimo da peça por conta das últimas 10 diminuições. É hora então de fechar a parte de cima. Use uma agulha de tapeçaria municiada de uns 30 centímetros de fio.
Passe esse fio por dentro dos pontos que sobraram e dê um nó arrematando na parte de dentro da touca. Corte as sobras do fio bem rente ao nó.

 A partir da altura do segundo cordão de tricô e bem no meio da inclinação formada pelos 3 pontos juntos que fizeram com que se formassem o tapa orelhas, teça em 3 pontos, uns 30 cm de I-cord. Repita a operação do outro lado, como na foto.


 Update em 08/06/24.

Comentários

oi hilda! muito obrigada por compartilhar a receita desta peça tão charmosa! adoro trico para bebês! estou te seguindo! beijos!
sam.

www.tricodasam.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Uma gola fácil em tricô.

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

Faixa de cabelo em crochê