Gorro Aviador
Um gorro infantil bem quentinho e fácil, que pode ser tecido em agulhas circulares ou retas. Com a bossa do efeito dos aumentos e diminuições, que providencia que as orelhas dos pequenos fiquem bem cobertas.
Nesse foram usados dois fios juntos dos recomendados para roupinhas de bebês e agulhas 4,5. Isso para 81 pontos divididos em sequências de 27 pontos. No caso de ajustar a quantidade de pontos, agulha e fio, é necessária a testagem e medição em amostras.
Você vai precisar de marcador para agulha circular (pode-se usar uma argolinha feita em lã fininha e de cor contrastante); agulha para costurar tricô ou de tapeçaria.
Acessório opcional: em caso de tecer ao modo tubular, as agulhas de duas pontas, facilitam a finalização.
Monte 81 pontos.
Faça uma carreira em ponto meia e logo após, 3 cordões de tricô. Isso equivale a 6 carreiras de tricô realizadas pelo direito e avesso simultaneamente.
Use o marcador para separar o primeiro ponto do último. E na 7ª carreira divida os pontos da seguinte forma:
*1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 11 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia,
*MARCADOR, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia,
*MARCADOR, 1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 11 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 11 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 1 ponto em meia.
*(Laçada cruzada é o famoso aumento invisível que a gente usa quando não quer deixar buraquinhos.) Mas qualquer técnica de aumento invisível cabe aqui.
*Se você usar agulhas retas durante toda a receita, trabalhe a sequência de pontos no direito e o avesso em ponto tricô. Adicione 1 ponto de borda para as costuras.
Após 10 sequências de aumentos e diminuições, deve-se continuar o trabalho só com as diminuições para afunilar o topo do gorro, o que resulta em 20 diminuições na altura inteira do trabalho.
Após a última carreira em ponto meia, você pode observar um acréscimo da peça por conta das últimas 10 diminuições. É hora então de fechar a parte de cima. Use uma agulha de tapeçaria municiada de uns 30 centímetros de fio.
Passe esse fio por dentro dos pontos que sobraram e dê um nó arrematando na parte de dentro da touca. Corte as sobras do fio bem rente ao nó.
A partir da altura do segundo cordão de tricô e bem no meio da inclinação formada pelos 3 pontos juntos que fizeram com que se formassem o tapa orelhas, teça em 3 pontos, uns 30 cm de I-cord. Repita a operação do outro lado, como na foto.
Comentários
sam.
www.tricodasam.blogspot.com